O Teatro Municipal Bruno Nitz sedia o 1º Encontrão da Cultura nesta terça-feira (4), a partir das 19h. Promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o evento é aberto a artistas, produtores culturais e demais interessados em colaborar na construção de políticas públicas culturais.
O Encontrão atende a pedidos de artistas por momentos de debates de ideias, conforme o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder. Na primeira edição do evento, o qual está previsto para ocorrer mais vezes ao longo ao ano, haverá oitiva da comunidade para alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2024 (PNAB), oficina sobre Pontos de Cultura e encontro de produtores culturais (saiba mais abaixo). Estará presente o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura em Santa Catarina, Alexandre Gouveia Martins.
PROGRAMAÇÃO
- Oitiva de Alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB 2024: um momento para ouvir a comunidade e discutir como utilizar recursos de 2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) ainda não aplicados. A Fundação Cultural vai relançar em fevereiro o edital Cultura Viva, o qual não teve inscritos em 2024, destinado a Pontos de Cultura. O edital tem o montante de R$ 276.609,22, proveniente do governo federal.
- Oficina sobre Pontos de Cultura com Ministério da Cultura: capacitação conduzida por representantes do Ministério da Cultura, a qual vai destacar a importância dos Pontos de Cultura como ferramenta de inclusão e descentralização cultural.
- Encontro de Produtores Culturais: momento para fortalecer redes de colaboração, criar parcerias e alinhar ações voltadas ao desenvolvimento cultural local, objetivando a construção de um futuro cultural mais inclusivo.